sábado, 27 de abril de 2013

Minha opinião sobre a realidade bipolar

  Ultimamente não tenho ligado muito o computador, só pra coisas rápidas mesmo, por isso não tenho comentado direito nos blogs de vocês.
Eu não me sinto deprimida. Mas tenho tido muitos problemas para acertar meu horário de sono. Antes eu estava indo me deitar entre 5 e 8 horas da manhã. estava vivendo de noite e dormindo de dia. Tenho me esforçado para deitar menos tarde. Esses dias tenho deitado às 3:30 da madrugada. Acordo às 13hs, mas às vezes tenho tanto sono que durmo umas 3 horas durante a tarde. Haja paciência! Mas já é um começo, melhor isso do que nada.
  
  Eu tenho refletido sobre uma coisa. Antes, quando comecei meu primeiro blog, lia o de outros bipolares e sempre via que tinham emprego, aparentavam ter uma vida razoavelmente normal. Eu sempre achei que algum dia, com a medicação correta, eu poderia ter uma vida mais "normal". Mas eu não chegava a acompanhar por muito tempo cada blog, então sempre tive uma visão parcial das coisas. Há algum tempo tenho lido vários blogs de bipolares, acompanhando a vida de todos. Percebi um certo padrão. E, olha só, não sou psicóloga, não sou especialista em Transtorno Bipolar, nem nada do tipo. Sou apenas uma observadora. E não estou tentando tirar as esperanças de ninguém escrevendo isso. Antes, para mim, é libertador admitir e aceitar a realidade, para aprender a aproveitar o melhor dela. Novamente eu digo: é meu ponto de vista. Ninguém precisa concordar.
  


  Então, o padrão que tenho percebido é que, por melhor tratados que sejam os casos de transtorno bipolar, a pessoa ainda vai ter recaídas. A pessoa pode ter uma faculdade e um emprego, mas sempre vai ter um momento em que entrará em crise (seja de mania ou depressão) e a pessoa, ou se demitirá, ou será demitida do emprego. Tudo na vida fica parado. E depois de lutar e melhorar, a pessoa consegue outro emprego, retorna a ter uma vida relativamente normal por um período, e, então, tudo se repete. É como num ciclo vicioso.
  Daí você me diz: "Mas não tem nada de positivo nesse pensamento! Isso só traz desesperança!". Mas eu vejo de outra forma. Vejo que, sabendo que terei fases boas alternadas com fases ruins, eu percebo minhas limitações e não corro atrás de responsabilidades com as quais eu não posso me comprometer 100%. Nunca sei como vou acordar no dia seguinte. Então, como num projeto que tenho em mente, eu estou contando com a ajuda de uma amiga que estará no comando, na parte de se comprometer a dar aulas de artesanato para mulheres de família necessitadas. Eu fico com a parte de desenvolver e organizar o projeto e dou aulas sem um compromisso de ser todas as vezes. Faço isso quando estiver bem.
  A questão é que como eu sei que terei fases em que estarei bem, vou aproveitar ao máximo esses períodos. E nos períodos de depressão, eu terei a esperança de que irá passar e eu terei outro período bem. Isso me faz ser mais grata e aproveitar melhor os momentos bons que tenho nessa vida. Não posso desperdiçá-los, empurrando os dias apenas, sem vivê-los verdadeiramente. Por isso penso ser positivo esse modo de pensar. Sabendo dos meus limites, eu posso aproveitar de maneira consciente, sem me exceder e sem perder as esperanças. Porque, graças a Deus, existem dias melhores!

8 comentários:

  1. Florzinha,

    Olha, eu também não sou nenhuma expert em transtorno, ainda mais o bipolar. Menos ainda, estando em crise, tenho muita moral para falar algo mas mesmo assim eu vou falar:
    Não acho bem que este seja o caminho. Também lendo os blogs de bipolares eu vi que sim, as pessoas tem uma vida quase "normal". Com os remédios e a terapia (que começastes a pouco tempo, né?) talvez os sintomas se abrandem ao ponto de poderes ter seu emprego. Por pior que seja a bipolaridade, se com todo mundo este padrão se repetisse, não teríamos, por exemplo, pessoas com este transtorno trabalhando na TV ou cinema, por exemplo. E eu garanto que deve ter um monte de gente que nós não sabemos (por não terem um blog) que levam suas vidas numa boa.
    Sei lá... Cada um sabe a dor que sente. Sinto-me mal em ficar dando pitaco mas... se você acreditar mesmo nisso e desistir de tentar, é como se admitisses uma derrota antes mesmo de começar a corrida.
    Por mais que seja clichê, tenho que, nem que seja lá no fundo, acreditar que podemos vencer. Senão, amiga, corto os pulsos.

    A propósito, independente de qualquer coisa, sua iniciativa de dar aulas de artesanato às crianças carentes é muito legal!

    Um beijo,

    Eilan

    Borderline-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Bipolar ou não nada deixe ao vento
    Mantenha seu espírito atento
    Se encontrar migalha
    Aproveitar não falha
    Porque a vida é feita de momento.

    ResponderExcluir
  3. Flor,durante minha vida tive uns 5 empregos e levei anos para conseguir concluir o colegial.Eu cheguei a essa mesma conclusão que você analisando minha própria vida.E isso me fez desistir do grande sonho de fazer faculdade,quanto ao trabalho eu decidi que só posso ser uma profissional liberal.Eu trabalho de acordo com meu humor,claro que isso não é legal,mas foi a solução que encontrei para ser útil de alguma forma.Eu poderia ganhar muito mais dinheiro se eu conseguisse fazer mais.Mas eu aprendi que não posso exigir de mim mais do que sou capaz...essa é minha vida,e eu aprendi a me adaptar a minha doença.
    Um beijo minha querida!

    ResponderExcluir
  4. todas as medicações que se possa tomar é uma ajuda mas nunca a solução, esta passa pela mente e pela libertação.

    ag

    ResponderExcluir
  5. Superação no coração. O resto é fé e emoção...

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor, como esta? Espero que esteja bem.
    Bom, se existe um padrão ou um ciclo vicioso, ele não precisa necessariamente fazer parte da sua vida. Estou meio que em conflito com algumas coisas mas ainda sou de ter fé de que com o tempo tudo se acerta. E se você conseguir um emprego, for demitido ou quiser sair, e aee conseguir outro emprego e acontecer a mesma coisa: nada mais é do que o ciclo da vida que é feita de fins e recomeços na area profissional e em todas as outras.

    Fique na paz
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor
    Eu concordo em parte contigo, o transtorno bipolar não tem cura, mas eu sou um exemplo de que vc pode ter uma vida normal, eu sou casada, bem casada, tenho dois filhos maravilhosos. Vou te contar um segredo kkkk, sou funcionária pública, sim, eu tenho períodos raros, mas tenho, como vc falou de mania, daí eu tiro licença, posso me afastar por meses do trabalho e quando volto, como já aconteceu em 2011, eu fiquei um ano afastada, meu emprego estava lá, então meu conselho é que vc faça um concurso, daí vc não vai ter problema em ser mandada embora, mas na maior parte do tempo eu fico equilibrada desde que eu mantenha a terapia e tome os remédios. Isso porque eu sou do tipo I, eu não faço hipomania, eu já vou para mania diretaço kkkkkk.
    Bjos. e #tamo junto.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Flor!
    Não sei muito sobre bipolaridade, mas foi bom ler seu texto para ter uma noção das fases. O importante é isso, sempre procurar o lado positivo das coisas, principalmente naquelas que a gente acha que só tem ruim rs.
    Beijos!
    http://acidia28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir