segunda-feira, 3 de junho de 2013

Morceguinha

  É, meu pai resolveu tomar as rédeas da minha vida. Tipo tratamento militar, pra ver se eu volto a ter uma rotina estável. Até aí tudo bem, acho ótimo, tem hora que eu preciso de um empurrão pra reagir mesmo. Mas o lado negativo disso é que ele não senta comigo e tenta criar uma "tática" que esteja dentro das minhas limitações bipolares. Ok, já vou dar uma explicação sobre isso.
  Em relação ao meu sono, acontecem várias coisas que me dificultam muito criar um método pra voltar ao horário regular novamente. Tudo que funciona para uma pessoa normal, não funciona comigo. Como por exemplo:

* Acordar um dia mais cedo para ter sono mais cedo - comigo, se eu acordo sem dormir as horas necessárias, meu cérebro despeja uma enchente de adrenalina para eu dar conta do dia. Só que chega de noite, apesar do corpo e mente cansados, meu cérebro não desliga, a adrenalina não pára. Resultado: Uma noite de insônia. E quanto menos eu durmo, menos eu consigo dormir. E quanto menos eu durmo mais perto eu fico de ter uma crise de mania psicótica.

* Deitar mais cedo - se eu me deito sem sono, me dá aquela sensação de ser "obrigada" a dormir, o que gera ansiedade. E a ansiedade gera agitação e a agitação não me deixa dormir. Resultado: o mesmo citado acima.

* Fazer bastante atividades durante o dia para cansar fisicamente - Já tentei isso inúmeras vezes. As atividades vigorosas requerem adrenalina, e uma vez que ela é liberada, não sai do organismo até que eu tome medicamentos específicos. Resultado: o mesmo citado acima.

  Desde que me lembro por gente eu tenho problemas para dormir cedo. E também muito problema com insônia. Vivia tomando chá de camomila, entre outros, para conseguir dormir. A regra em casa era deitar às 22hs. E eu me deitava nessa hora. Mas ficava rolando de um lado para o outro sem conseguir dormir até meia noite mais ou menos, quando eu conseguia pegar no sono. Nessa época eu tinha uns 10 anos.
  Sei lá. Acho que nasci com o fuso horário invertido ou algo do tipo. E se eu deito mais tarde que o normal, depois para conseguir voltar a ter sono no horário anterior é um suplício. Eu tenho algumas coisas que me ajudam a ter sono, que evitam que eu tenha insônia. Preciso de uma a duas horas sozinha antes de dormir, fazendo coisas que me distraiam e ir diminuindo o ritmo das atividades. Evito luzes muito fortes também. Faço as coisas com pouca ou nenhuma luz. Aprendi a andar dentro de casa com as luzes apagadas.
  O que tem me atrapalhado nessa minha rotina para ter sono é que meus pais também pegaram o costume de dormir tarde. Então só depois que eles vão para a cama é que eu posso usar a minha tática pra ter sono. O que demora de uma a duas horas. Então só consigo dormir lá pelas 3 horas da madrugada, e como preciso de 10 horas de sono para acordar bem... façam as contas.

  E então surge meu pai, querendo aplicar TODAS as técnicas que não funcionam comigo. E quando tento explicar pra ele, ele acha que estou dando desculpas. Tem hora que ele esquece de que eu já cresci e que não fico mais fazendo manha, que ele pode conversar comigo de igual pra igual. E aí eu vos digo: se algum dia eu aparecer por aqui escrevendo coisas sem nexo e muito loucas, é porque depois de 8 anos, eu voltei a ter crise de mania psicótica. Porque eu vou fazer tudo que ele mandar, para ele ver com os próprios olhos que não funciona, já que falar ele não acredita.
  Não estou com raiva dele, de maneira nenhuma. Sei que ele está fazendo isso por achar que será melhor para mim. Só me entristece ele pensar que não pode conversar comigo ou confiar em mim. Mas paciência. Homem é assim, tem que ver para crer.

Ah! Já comecei a tomar a medicação nova intermediária. Uma versão mais leve do que eu tomava para não causar uma crise de abstinência medicamentosa. Daqui uns dias eu começo com o outro antidepressivo. E estou tomando Diazepan pra tentar driblar as insônias. Fico sonolenta durante o dia, mas quem sabe, né?! Talvez só assim para que eu durma num horário regular e aceitável.

Abraços aos meu leitores sumidos.

7 comentários:

  1. os leitores estão mesmo sumidos, acho que o face está tomando tempo da galera. já eu não abro mão dos blogs. tb não consigo ter sono regular, e é mt chato isto. e tb preciso dormir no mínimo 10 hs e dpois ainda dou umas cochiladas durante o dia...
    de manhã pra acordar é uma luta! tomara que teu pai entenda, vai facilitar pra vc.
    tenho um novo blog, te aguardo para uma visita:
    http://vivendocommarias.blogspot.com.br/

    bjs

    ResponderExcluir
  2. ahhh então não ganhei abraço porque estou sempre por aqui.

    O que posso dizer mais? Tomara que tu não entre em crise... :)

    bjos, morceguinha!

    Eilan

    borderline-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. chegando aqui agora e já gostando muito!
    te vi lá no blog da Jeanne...

    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Obrigada por visitar o meu Blog e comentá-lo. Interessei-me muito pelo seu, também tenho Transtorno Bipolar do Humor (fui diagnosticada há sete anos) e , por ser assim, tenho muito interesse pelo assunto; mais que isso, gosto de conhecer pessoas e acho que a palavra é janela pela qual nos revelamos melhor. Lindo Blog, beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!Boa noite
    Nancie
    uia, eu ganhei abraços, mas eu tenho motivos, risos, fiquei dodói e tive q me ausentar do blog por um breve período.
    Nossa,eu não tenho o transtorno, mas tenho uma dificuldade enorme para dormir.Insônia desde sempre! Morceguinho quase sempre!Tanto que nem vou para cama,se não tiver certeza que vou mimir direto.Esse "rolar" para dormir, só causa mesmo ansiedade.
    Espero que vc se acerte com seu papis.
    Sim...tomara que não tenha essa crise de abstinência medicamentosa.
    Obrigado pelo carinho da visita
    Boa semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Flor, tava precisando mesmo de um abraço rs

    Desculpe estar um pouco sumida: faculdade, trabalho... sabe como é. Quero até aumentar a freqüência com que posto no blog mas ainda não consegui, enfim.
    Quero agradecer seus comentários lá no meu cantinho, sempre me apoiando a seguir em frente, obrigada Flor, suas palavras são preciosas.
    Desejo que você (e seu pai) encontrem logo um jeito de acertar sua rotina.

    Fica bem querida,
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Flor. Vim ver teu blog. Vc comentou uma vez no meu. Já mudei o nome do meu blog vvárias vezes, queria acabar mas resolvi deixar. Eu não tinha idéia dos teus problemas, e pelo jeito 'tamo junto' porque parece q temos as mesmas moléstias.
    Saúde pra nós!

    Meu blog agora é www.atodepassion.blogspot.com

    ResponderExcluir